sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MANAÓS F.C. Morreu sem nem mesmo entrar em campo


Blog do Dez
Publicado Terça-feira, 29 Junho, 2010 . 11:29 AM hs
Por Jornal Dez Minutos


Aqui jaz o futebol baré


Sempre que vou a outro Estado do Brasil ouço a pergunta: “Por que você não torce para um time do Amazonas?”. A resposta sempre é a mesma: “Porque não sinto identificação com nenhum deles e nem vejo boa expectativa para os clubes de minha cidade”. A frase é triste e sintomática, mas é a pura verdade.

Manaos FC morreu sem nem mesmo entrar em campo

No ano passado, a editora Ana Cássia, que publica os jornais DEZ Minutos e Diário do Amazonas, encomendou uma ampla pesquisa para conhecer mais a fundo o perfil do Manauara. De acordo com o instituto Ipsos Marplan, 40% da população local torce para o Flamengo. Logo atrás vem o Vasco e o São Paulo e em seguida vem o Botafogo, o Corinthians e o Fluminense.

E os clubes locais? Apenas 1% da população local declarou torcer para algum time de Manaus. Falta de apego ao que é daqui? Não. Creio que as pessoas que escolhem clubes de fora para torcer têm a mesma opinião que eu, ou compartilham de, no mínimo, um pensamento semelhante ou derivado.

No mês passado, como jogada de marketing, o América de Manaus decidiu mudar o nome para Manaos FC. A tática era ganhar maior simpatia e atrair patrocinadores. A primeira estratégia deu certo e a segunda naufragou. Em pouco tempo o Manaos montou site, escolheu mascote, criou twitter na internet, convocou entrevista coletiva, apresentou o novo escudo do clube e até prometeu camisas para a nova torcida, que de fato se animou com a idéia do time verde.

No dia 21 de junho o América disse que não conseguiu patrocinadores, nem dinheiro público e abandonou o projeto. Aí eu pergunto: Como acreditar em um futebol desses que em um mês muda de pensamento de forma repentina. Eu fiquei decepcionado com o que aconteceu e me senti um bobo da corte no meio do futebol baré. E essa não foi a primeira vez. O grande desmotivador da torcida é a falta de profissionalismo e so há torcedores nos estádios se houver um bom futebol em campo.

Sou radicalmente contra a destinação de dinheiro do governo para o futebol local. Os clubes têm que se manter com pernas próprias. Montar um projeto de fato corajoso e que consiga fascinar investidores e parar de chorar miséria para o Estado ou Município. A saída poderia ser o Distrito Industrial de Manaus com suas centenas de fábricas? Sim!

Um amigo administrador me confidenciou que uma empresa de grande porte chegou a procurar um clube de Manaus para bancar a reestruturação completa da equipe e injetar recursos, mas com uma condição: queria profissionais da fábrica operando o dinheiro dentro do clube e não simplesmente entregar a grana na mão de dirigentes. A resposta do clube foi NÃO. Por que será hein?

Então, meus amigos, sinto dizer que ainda vamos amargar e chorar muitas vezes diante do futebol local que cava, cada vez mais sua própria, cova. Já estamos na Série D e com apenas um clube, exatamente o América. Mas, no fundo ainda sonho em ir ao estádio com meus filhos vestindo camisa de um clube de Manaus, como fez meu pai comigo na década de 80. Tempo bom que não volta nunca mais…

Mário Adolfo Filho

http://www.twitter.com/marioadolfo